sexta-feira, 6 de abril de 2012

SAUDADE

Fiz, em abril de 2000, um texto para o tema Saudade. Até onde me lembrava, fora escrito para o Projeto Palavra, sarau literário do qual fiz parte (vide post de 07/06/11), mas confesso agora que tenho dúvidas. Tempos idos, idade que avança...
Segue, então, o texto descrevendo este lugar de onde ainda sinto saudades e que continuo não conhecendo pessoalmente. Talvez seja um lugar mítico absorvido de imagens que penso viverem em Minas. Se alguém souber, me avise.


Saudade

Ainda como orvalho repousando sobre aquelas milhares de verdes folhas que se misturavam ao cheiro refrescante da hortelã, os primeiros amarelos do sol espreguiçavam-se pelo céu, que de um azul quase negro já vinha acordando claro com o vento leve soprando sua cor por sobre o perfume suave da rosa, do cravo e do jasmim.
A terra ainda molhada pela madrugada, murmurava seu cheiro vermelho nas asas do colibri, que indo-vindo por entre as flores, como que dançava nas ondas púrpuras do canto do bem-te-vi.
O amarelo do astro rei, tornava-se aos poucos amarelo-ouro e se estirava ao longo do campo transformando o que quer que tocasse na maior riqueza que já se viu.
As águas claras, quase sem cor do rio que descia a montanha, fazia navegar um cheiro gostoso que mais pareceria um som ou um toque; talvez o canto das pedras ou o carmesim de uma história que a correnteza trazia.
As vozes de centenas de pássaros seriam hino acompanhando aquele batalhão de cores que misturavam-se pelos campos, formando um sem número de cores jovens entre laranjas-marrons, azuis-violetas, dourados-pratas e verdes-carmins.
E a hortelã já se perdera entre o agridoce do pomar, de manga-rosa, laranja-lima, banana-ouro e pêssego, ameixa e tantas outras...
Bastava, então, abrir os olhos e olhar em volta, e depois fechá-los para respirar fundo e sentir cada nova fragrância divagando no ar. Bastava estar ali para sentir-se vivo.
Saudade de Minas eu sinto. Saudade da vida que se fazia infinita entre a mistura das cores, dos cheiros e de tudo mais.

___Ronaldo dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário